Início Notícia Governo busca 20 milhões de máscaras; secretaria considera acionar Justiça

Governo busca 20 milhões de máscaras; secretaria considera acionar Justiça

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo pode acionar a Justiça para garantir o fornecimento de equipamentos de proteção. A pasta busca 20 milhões de máscaras usadas contra o coronavírus e cogita aplicar multas e fazer apreensão em empresas, se necessário.

Segundo Gabbardo Reis, dos 21 equipamentos licitados, 16 estão em negociação “confortável”. Entretanto, os problemas para obtenção dos equipamentos preocupam  a pasta. que considera retirar empresas de cadastro de fornecedores, ação prevista na lei.

De acordo com o secretário, algumas empresas se mostraram desinteressadas em vender para o ministério, que busca 20 milhões de máscaras para se antecipar no caso de um surto do novo coronavírus no país.

“O que a gente sabe é que produtores de máscaras, o item que mais nos preocupa, venderam para outros países, provavelmente a China, e muitos venderam não só produtos, mas a produção, ou seja, aquilo que podem produzir nos próximos 30 ou 60 dias”, disse o secretário.

Caso julgue necessário, o governo poderá impedir a exportação dos produtos e Justiça poderá ser acionada para apreensão nas fábricas. Multas e proibição de participar de outros processos licitatórios também são medidas consideradas.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos não se manisfestou até o momento sobre as declarações.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Bolsonaro autoriza contratação de terceiros para agilizar serviços do INSS

A Medida Provisória (MP) publicada pelo governo nesta segunda-feira (2) permite a contratação de servidores federais aposentados da administração pública

Receita chama a atenção para erros comuns que podem levar contribuinte para a malha fina

Por Jovem Pan A Receita Federal alerta os contribuintes para evitar erros comuns na hora de declarar o Imposto de...

Entenda o que é o Veto 52; sessão do Congresso deve definir o tema nesta terça-feira

Com o fim do Carnaval e a volta de deputados e senadores ao Congresso, a agenda parlamentar promete reviver temas polêmicos, entre...

Com a benção do Papa, a Igreja Católica discute a “diabólica” inteligência artificial

Documento do Vaticano detalha como a inteligência artificial deveria ser regulada e conta com o apoio de...

Chuva forte deixa ao menos nove mortos na Baixada Santista; seis pessoas continuam desaparecidas

As chuvas que atingem a região da Baixada Santista desde a segunda-feira (2) já provocaram ao menos nove óbitos nas cidades de...

Selecione uma estação Wind