Início Notícia Governo busca 20 milhões de máscaras; secretaria considera acionar Justiça

Governo busca 20 milhões de máscaras; secretaria considera acionar Justiça

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo pode acionar a Justiça para garantir o fornecimento de equipamentos de proteção. A pasta busca 20 milhões de máscaras usadas contra o coronavírus e cogita aplicar multas e fazer apreensão em empresas, se necessário.

Segundo Gabbardo Reis, dos 21 equipamentos licitados, 16 estão em negociação “confortável”. Entretanto, os problemas para obtenção dos equipamentos preocupam  a pasta. que considera retirar empresas de cadastro de fornecedores, ação prevista na lei.

De acordo com o secretário, algumas empresas se mostraram desinteressadas em vender para o ministério, que busca 20 milhões de máscaras para se antecipar no caso de um surto do novo coronavírus no país.

“O que a gente sabe é que produtores de máscaras, o item que mais nos preocupa, venderam para outros países, provavelmente a China, e muitos venderam não só produtos, mas a produção, ou seja, aquilo que podem produzir nos próximos 30 ou 60 dias”, disse o secretário.

Caso julgue necessário, o governo poderá impedir a exportação dos produtos e Justiça poderá ser acionada para apreensão nas fábricas. Multas e proibição de participar de outros processos licitatórios também são medidas consideradas.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos não se manisfestou até o momento sobre as declarações.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Governo repassa crédito de R$ 220 milhões para agricultura familiar

https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/05/governo-repassa-credito-de-r-220-milhoes-para-agricultura-familiar/cidadania.jpeg/@@images/251f7d9b-2e5a-424c-9639-11971b96e65a.jpeg

Universidade Tecnológica do Paraná desenvolve respirador de baixo custo

Grupo de Ponta Grossa apresenta o protótipo desenvolvido. - Foto: UTFPR

Secretário de Fazenda admite prorrogação de auxílio, mas no valor de R$ 200 Fonte: Agência Senado

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, admitiu nesta quinta-feira (28) a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial, pago a trabalhadores...

Com a benção do Papa, a Igreja Católica discute a “diabólica” inteligência artificial

Documento do Vaticano detalha como a inteligência artificial deveria ser regulada e conta com o apoio de...

Chuva forte deixa ao menos nove mortos na Baixada Santista; seis pessoas continuam desaparecidas

As chuvas que atingem a região da Baixada Santista desde a segunda-feira (2) já provocaram ao menos nove óbitos nas cidades de...

Selecione uma estação Wind