Início Notícia Anvisa diz que ‘medidas serão tomadas’ caso sejam identificadas suspeitas de coronavírus...

Anvisa diz que ‘medidas serão tomadas’ caso sejam identificadas suspeitas de coronavírus em navio

O navio que atracará em Santos na noite desta segunda-feira (17) e que pode ter casos suspeitos do novo coronavírus não é uma preocupação para a Anvisa. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, a embarcação “não parece nada que não esteja no protocolo”.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, ele ainda afirmou que o órgão está “seguro e operando com tranquilidade”.

“Um avião traz um número menor de passageiros em relação a um navio de cruzeiro, mas o procedimento é semelhante. O comandante, ao emitir um comunicado, aciona a equipe de Vigilância Sanitária local e ela faz uma avaliação assim que ele atraca. Nisso, identificam-se os casos que precisam passar por testes ou por isolamento. Se isso acontecer, as medidas serão tomadas.”

Barra Torres ainda falou sobre a situação dos brasileiros que estão em quarentena em Anápolis, em Goias, após retornarem de Wuhan. “Eles foram acolhidos, estão com a moral alta e isso repercute na saúde. Eles emitem mensagens na internet, estão em contato com familiares e entes queridos. O aspecto psicológico está bom e o físico passa por três avaliações por dia. Até o momento, ninguém apresentou sintomas.”

O presidente da Anvisa reforçou que os estudos para uma vacina contra o coronavírus estão avançados, mas ainda é impossível falar em prazos. “Como a doença está acometendo vários países, tão logo a vacina estará disponível. Mas das pesquisas que estão em andamento é impossível estabelecer prazo. É importante ficar atento aos boletins emitidos diariamente pelo Ministério da Saúde.”

Ele ainda alertou para os cuidados básicos para evitar a baixa imunidade: boa alimentação e hidratação. Torres reforçou que, na existência de sintomas, o ideal é evitar contato com aglomerações e espaços fechados — além de usar álcool gel e cobrir nariz e boca ao espirrar. “A questão vacinal não é incerta, ela vai acontecer. Os cientistas do mundo todo estão trabalhando para que aconteça em curto prazo. Por hora, as medidas a fazer são essas, que mostram efetividade.”

  • Por Jovem Pan


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Governo repassa crédito de R$ 220 milhões para agricultura familiar

https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/05/governo-repassa-credito-de-r-220-milhoes-para-agricultura-familiar/cidadania.jpeg/@@images/251f7d9b-2e5a-424c-9639-11971b96e65a.jpeg

Universidade Tecnológica do Paraná desenvolve respirador de baixo custo

Grupo de Ponta Grossa apresenta o protótipo desenvolvido. - Foto: UTFPR

Secretário de Fazenda admite prorrogação de auxílio, mas no valor de R$ 200 Fonte: Agência Senado

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, admitiu nesta quinta-feira (28) a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial, pago a trabalhadores...

Com a benção do Papa, a Igreja Católica discute a “diabólica” inteligência artificial

Documento do Vaticano detalha como a inteligência artificial deveria ser regulada e conta com o apoio de...

Chuva forte deixa ao menos nove mortos na Baixada Santista; seis pessoas continuam desaparecidas

As chuvas que atingem a região da Baixada Santista desde a segunda-feira (2) já provocaram ao menos nove óbitos nas cidades de...

Selecione uma estação Wind