Início Notícia Crise fez brasileiro mudar hábitos de consumo, mostra pesquisa

Crise fez brasileiro mudar hábitos de consumo, mostra pesquisa

Antes de comprar bens de maior valor, o brasileiro espera promoções, faz pesquisas de preço, considera as garantias do produto, e ainda pechincha alguma vantagem. O perfil do consumidor foi traçado na pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No levantamento, a CNI descobriu que 74% dos brasileiros aguardam saldões para comprar itens como eletrodomésticos, móveis, celulares e até automóveis. A prática cresceu sete pontos percentuais desde 2013, e é mais comum entre pessoas com renda familiar de até um salário mínimo. 

De acordo com o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, a crise econômica amadureceu o consumidor brasileiro. 

“Ela obriga o consumidor a ser mais consciente no sentido de pesquisar mais preço, mais qualidade, esperar pelo momento mais adequado para comprar um produto mais barato, e obviamente estar preocupado com o serviço de pós venda.”

A garantia e a manutenção de um produto passaram a ter relevância para 74% dos consumidores. Fonseca explica que isso ocorre por causa da redução do orçamento das famílias brasileiras. “São consumidores que não só estão mais interessados em um serviço do bem, mas também que vão ficar mais tempo com esse produto por questão da crise.”

Com renda menor, o consumidor deixou de lado questões como novidade e design, e deu importância para o custo-benefício. 

A pesquisa de preço atingiu quase todas as residências brasileiras: 93% dos entrevistados ouvidos pela CNI revelaram que recorrem à prática antes de comprar um objeto de maior valor. Já 81% ainda pechincham descontos ou vantagens para levar algum item pra casa.

* Com informações da JP 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Governo repassa crédito de R$ 220 milhões para agricultura familiar

https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/05/governo-repassa-credito-de-r-220-milhoes-para-agricultura-familiar/cidadania.jpeg/@@images/251f7d9b-2e5a-424c-9639-11971b96e65a.jpeg

Universidade Tecnológica do Paraná desenvolve respirador de baixo custo

Grupo de Ponta Grossa apresenta o protótipo desenvolvido. - Foto: UTFPR

Secretário de Fazenda admite prorrogação de auxílio, mas no valor de R$ 200 Fonte: Agência Senado

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, admitiu nesta quinta-feira (28) a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial, pago a trabalhadores...

Com a benção do Papa, a Igreja Católica discute a “diabólica” inteligência artificial

Documento do Vaticano detalha como a inteligência artificial deveria ser regulada e conta com o apoio de...

Chuva forte deixa ao menos nove mortos na Baixada Santista; seis pessoas continuam desaparecidas

As chuvas que atingem a região da Baixada Santista desde a segunda-feira (2) já provocaram ao menos nove óbitos nas cidades de...

Selecione uma estação Wind