Início Notícia INSS ainda avalia o impacto da ‘revisão da vida toda’ para aposentadorias

INSS ainda avalia o impacto da ‘revisão da vida toda’ para aposentadorias

INSS ainda avalia o impacto nas contas após a decisão do STJ que permitiu a chamada “revisão da vida toda” para aposentadorias.

Uma sentença do Superior Tribunal de Justiça determinou que o aposentado pode fazer um recálculo do benefício considerando todos os salários, mesmo os anteriores a julho de 1994, quando teve início o Plano Real.

A lei que fixa os benefícios do INSS foi alterada em 1999 e estabeleceu que a aposentadoria passaria a ser calculada com base na média simples de uma parte dos maiores salários de todo o tempo de contribuição.

Uma regra de transição, no entanto, privilegiou somente os vencimentos em reais, descartando moedas anteriores, como o cruzeiro real e o cruzado. Com o julgamento do STJ, quase 2 mil processos que estão parados, à espera da decisão, poderão voltar a ser analisados.

O mestre em direito previdenciário pela PUC de São Paulo, Rodolfo Ramer, alerta que o contribuinte precisa verificar se a revisão valerá a pena.

“Lembro que importante que se faça o calculo antes de se ingressar com a ação, porque em alguns casos não vale a pena e sua aposentadoria pode ser rebaixada.

Rodolfo Ramer acrescenta que o contribuinte só pode ingressar na Justiça dez anos depois do pedido da última revisão de aposentadoria.

O professor do departamento de Direito de Trabalho e da Seguridade Social da USP, Marcus Orione, também recomenda cautela. “Você tem que ver se você tem contribuições anteriores a julho de 1994 e se elas são as suas maiores contribuições.”

O professor Marcus Orione reitera que antes de solicitar qualquer novo cálculo na aposentadoria é preciso fazer as contas.

A Advocacia-Geral da União ainda pode recorrer ao STF da decisão que permite a “revisão da vida toda” do benefício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Governo repassa crédito de R$ 220 milhões para agricultura familiar

https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/05/governo-repassa-credito-de-r-220-milhoes-para-agricultura-familiar/cidadania.jpeg/@@images/251f7d9b-2e5a-424c-9639-11971b96e65a.jpeg

Universidade Tecnológica do Paraná desenvolve respirador de baixo custo

Grupo de Ponta Grossa apresenta o protótipo desenvolvido. - Foto: UTFPR

Secretário de Fazenda admite prorrogação de auxílio, mas no valor de R$ 200 Fonte: Agência Senado

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, admitiu nesta quinta-feira (28) a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial, pago a trabalhadores...

Com a benção do Papa, a Igreja Católica discute a “diabólica” inteligência artificial

Documento do Vaticano detalha como a inteligência artificial deveria ser regulada e conta com o apoio de...

Chuva forte deixa ao menos nove mortos na Baixada Santista; seis pessoas continuam desaparecidas

As chuvas que atingem a região da Baixada Santista desde a segunda-feira (2) já provocaram ao menos nove óbitos nas cidades de...

Selecione uma estação Wind